Truculência
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Parabéns Aimoré

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Lero lero
Arnaldo
Arnaldo
Lero lero


Mensagens : 175
Data de inscrição : 16/12/2010
Localização : Rio grande do Sul


Parabéns Aimoré Empty
MensagemAssunto: Parabéns Aimoré   Parabéns Aimoré EmptySáb Mar 26, 2011 2:03 pm

Hoje, o Clube Esportivo Aimoré comemora 75 anos de nascimento e 50 anos de seu estádio, o monumental do Cristo Rei.

Um pouco sobre a história do Índio Capilé.

Fundação

O início

O Aimoré foi fundado no dia 26 de março de 1936. Seus fundadores foram: Emílio Dietrich, Nelson Presser, João Ignácio da Silveira, Armando Jost, Plínio Hauschild, Orlando Haas, Alcides Cunha, Felisberto Ramos Filho, Rubem Presser, Walter Haas, Aníbal Lopes Diniz, Djalmo Luiz da Silva e Werner Schmidt.

A primeira diretoria do Aimoré ficou assim estabelecida:

Presidente: João Ignácio da Silveira
Vice-presidente: Frederico Luiz Weinmann
Presidentes honorários: Ernesto Gaspary e Emílio Sander
Primeiro secretário: Anibal Lopes Diniz
Segundo secretário: Nelson Presser
Primeiro tesoureiro: Plínio Hauschild
Segundo tesoureiro: Armando Jost
Capitão-geral e Guarda-sport: Alcides Cunha
Comissão fiscal: Emílio Dietrich, Orlando Haas e Luiz Horn.

O primeiro nome sugerido para o clube foi Maba Foot-Ball Clube, sendo alterado no dia da fundação para Clube Esportivo Aymoré. A primeira sede situava-se em um prédio ao lado de um armazém pertencente a João Ignácio da Silveira, primeiro presidente do Aimoré, no número 1.058 da Rua do Comércio (atual Rua Dr. Hillebrand, no Bairro Rio dos Sinos).

Primeiro campo

O primeiro campo do Aimoré localizava-se em uma chácara de propriedade de Henrique Bier, no atual Bairro Campina. O campo era rodeado por eucaliptos e foi utilizado pelo clube até 1940. Posteriormente, foi adquirido um terreno de propriedade da família Gerhart, no Bairro Rio dos Sinos, onde foi construído o primeiro estádio do Aimoré: a Taba Índia, que recebeu jogos do Aimoré até 1961.

Primeiras partidas

O primeiro jogo da história do Aimoré ocorreu em 5 de abril de 1926, derrota para o Voluntários por 3 a 1. A primeira equipe de futebol era assim formada: Romeu Alfen; Osvaldo Oliveira e Darcy Mugica; João Sassen, Nelson Presser e Emílio Silva; Rubem Schneider, Aníbal Lopes Diniz, Dilermando Reis, Victor Crusius e Rubem Presser.

A primeira vitória ocorreu no dia 3 de maio, um a zero sobre o Sport Club Lombagraense.

Anos dourados

A década de 1950 marca o início da profissionalização do Aimoré. Em 1953, o Internacional, através do seu presidente Ephraim Pinheiro Cabral, convidou o Aimoré para integrar a elite do futebol gaúcho (então chamada Divisão de Honra). Foi uma resposta ao Grêmio, que dias antes fizera o convite ao maior rival do Aimoré da época, o Floriano (atual Novo Hamburgo). No mesmo ano, seria realizado o primeiro "Clássico do Rio dos Sinos", em 19 de abril, com derrota do Aimoré para Floriano por 6 a 1. Geada (4 vezes), Soligo e Martins marcaram os gols da equipe de Novo Hamburgo, enquanto Charuto anotou o gol solitário do Aimoré.

No final de 1955, o Aimoré jogaria pela primeira vez fora do estado, ao realizar excursão à Santa Catarina, onde perdeu apenas uma partida.

Teve o seu momento de auge no ano de 1959, quando foi vice-campeão gaúcho, tendo apenas três derrotas em 63 jogos. Um empate em 2 a 2 deu o título ao Grêmio. A equipe vice-campeã: Suli, Soligo, Mengálvio, Marinho, Toruca, Afonso, Telmo, Marino, Abílio, Fernando e Gilberto Andrade. O técnico do Aimoré era Carlos Froner. No ano seguinte, cedeu cinco jogadores para seleção gaúcha que conquistou o campeonato panamericano de 1960 representando o Brasil. Eram eles: Suli, Soligo, Marino, Mengálvio (que acabou indo jogar no Santos de Pelé) e Gilberto Andrade.

Cristo Rei

O lançamento da pedra fundamental do atual estádio do Aimoré ocorreu em 1958. Através do empresário João Correa da Silveira, o Aimoré conseguiu a elaboração gratuita da planta para a nova praça de esportes do clube, feira pela empresa construtora Dietschi.

Em 1959, dirigentes do Aimoré tentaram um empréstimo de dez milhões de cruzeiros junto à Caixa Econômica Federal, para a construção de seu novo estádio, no Bairro Cristo Rei. Porém, ao descobrir que o empréstimo sairia caro aos cofres do clube, os dirigentes desistiram da oferta e resolveram arrecadar dinheiro através de campanhas entre dirigentes e associados.

No dia 26 de março de 1961, data do 25º aniversário do Aimoré, foi inaugurado o Estádio João Correa da Silveira, popularmente conhecido como Cristo Rei, em uma partida amistosa do clube com o Internacional. O Aimoré venceu por 1 a 0, com gol marcado pelo centro-avante Uga, aos 44 minutos do primeiro tempo.

Ainda em 1961, o Aimoré realizou uma excursão à Argentina, disputando oito partidas, obtendo 4 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Estreou em solo argentino perdendo para o Huracán por 1 a 0. Em seguida, viajou para Tandil, onde venceu um selecionado local por 3 a 1, gols de Toruca, Osquinha e Bira. Empatou por 1 a 1 com o Boca Juniors no La Bombonera, com gol do centroavante Uga. Na seqüência, perdeu para o River Plate por 2 a 0. Em San Rafael, o Aimoré fez 3 a 0 na seleção local, com gols de Uga, Sebastião e René. Em San Juan, contra uma seleção da cidade, vitória por 2 a 1, gols de André Heinz e Parobé. Em nova partida com a Seleção de San Juan, o Aimoré venceu por 3 a 0 (dois gols de Uga e um de Daudt). No último jogo na Argentina, empate em 1 a 1 contra a Seleção de Mendoza. Sérgio Moacir Torres Nunes era o treinador na excursão.

Recomeço no futebol

Depois deste período, o Aimoré não conseguiu repetir mais boas campanhas. Em 1996, o clube fechou o departamento de futebol profissional por problemas financeiros, retornando às atividades somente em 2006.
Fonte Wikipedia.


Hoje, as 18:00, como não poderia de ser, tem jogo no Cristo Rei. Aimoré x Guarany de Camaquã.


Parabéns ao Aimoré, um dos maiores clubes do estado.
Parabéns Aimoré.
Ir para o topo Ir para baixo
Morgoth
Galvão Bueno
Galvão Bueno
Morgoth


Mensagens : 772
Data de inscrição : 16/12/2010

Parabéns Aimoré Empty
MensagemAssunto: Re: Parabéns Aimoré   Parabéns Aimoré EmptySáb Mar 26, 2011 2:16 pm

Ainda tenho que conhecer esse templo do futebol.
Ir para o topo Ir para baixo
lfdomingos
Galvão Bueno
Galvão Bueno
lfdomingos


Mensagens : 997
Data de inscrição : 09/06/2010

Parabéns Aimoré Empty
MensagemAssunto: Re: Parabéns Aimoré   Parabéns Aimoré EmptySáb Mar 26, 2011 3:37 pm

Até o Aimoré tem estadio Mad
Ir para o topo Ir para baixo
Lero lero
Arnaldo
Arnaldo
Lero lero


Mensagens : 175
Data de inscrição : 16/12/2010
Localização : Rio grande do Sul


Parabéns Aimoré Empty
MensagemAssunto: Re: Parabéns Aimoré   Parabéns Aimoré EmptySáb Mar 26, 2011 7:39 pm

Final :
Aimoré 4 x 1 Guarany

Guarany começou forte e marcou aos 5 minutos. Aos poucos o Aimoré tomou conta da partida e virou no começo do segundo tempo.

Grande vitória no dia de seu aniversário.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Parabéns Aimoré Empty
MensagemAssunto: Re: Parabéns Aimoré   Parabéns Aimoré Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Parabéns Aimoré
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Aimoré x Cerâmica
» Parabéns ilustríssimo
» parabens ao bacalhau!!
» Parabens pro papai
» Parabéns Corinthians! Campeão absoluto da Libertadores!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Truculência :: Truculência :: Futebol-
Ir para: