Truculência
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Sobre o Campeonato Brasileiro de 87

Ir para baixo 
+12
tzcabaga
Passo's
~L~
Zico_10
O Phoenix
Raddy
MPilha
lfdomingos
Ghim
Morgoth
Shifty
Figulo
16 participantes
AutorMensagem
Figulo
Moderador
Moderador



Mensagens : 546
Data de inscrição : 16/12/2010

Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 Empty
MensagemAssunto: Sobre o Campeonato Brasileiro de 87   Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 EmptyQua Fev 23, 2011 12:30 am

Não posso deixar passar essa oportunidade Laughing


Eu sei que já foram uns mil tópicos sobre o assunto, mas nunca me canso de tentar ensinar alguma coisa pra vocês.
Existem três tipos de pessoas que falam sobre o Brasileiro de 87: os que sabem do que estão falando, os que não sabem do que estão falando e não querem saber, e os que não sabem do que estão falando, mas gostariam de saber. Esse tópico é pro terceiro tipo de pessoa.
Se você faz parte do segundo grupo de pessoas, clique aqui para uma explicação de igual importância, mas na língua que você fala.


A história todo mundo já conhece, mas não custa nada contar de novo, porque nego fala muita merda. Em 1987, a CBF declarou que não poderia realizar o Campeonato Brasileiro porque não tinha dinheiro pra isso. Não ia ter campeonato nenhum (sabe-se lá até quando) e a coisa ficaria por isso mesmo e foda-se.
Pra garantir que tivesse um campeonato, os times grandes formaram o Clube dos 13, conseguiram patrocínio e organizaram a Copa União, a princípio com o aval da CBF. Esse campeonato o Flamengo venceu.

A "polêmica" começou quando a CBF mudou de idéia depois de ver o que o Clube dos 13 tinha feito e resolveu fazer mais "módulos" e incluí-los nesse campeonato. Segundo a CBF, o campeão e o vice do campeonato do Clube dos 13 teriam que jogar com o campeão e o vice de um módulo que ela criou, e dali sairia o campeão.
O Clube dos 13 recusou o cruzamento, que acabou sendo vencido pelo Sport.


O que aconteceu foi isso. Pra mim já parece claro que o Flamengo é o campeão de 87, mas acho legal analisar os argumentos (que eu vi por aqui) que dizem o contrário.




1)"O Módulo Amarelo não era a segunda divisão"


Acho que esse é o principal argumento, e eu não discordo da afirmação. O Módulo Amarelo realmente não era a segunda divisão. Só que também não era a primeira. Era só um outro campeonato, com nível de segunda divisão.

É importante lembrar que a CBF disse que não ia organizar o campeonato. Não ia ter porra nenhuma. Aí os clubes grandes se juntam, fazem um campeonato pra evitar que não tenha nada e então, depois que ele começou, são obrigados a jogar um cruzamento com os times que ficaram de fora? Como funciona essa porra? Os times grandes que formaram a liga, que foram atrás de patrocínio, que criaram o campeonato ficam todos de um lado na chave e os times pequenos, que ficaram de fora, ficam todos do outro?
Não faz sentido nenhum. Por que punir os times que tornaram a porra toda possível botando todos na chave da morte enquanto os outros têm duas vagas garantidas nas semifinais?

Então o que era o Módulo Amarelo? Outra coisa completamente diferente. São times que ficaram de fora e a CBF botou pra jogar. É triste pra caralho não poder botar todos os times do Brasil disputando o título de campeão brasileiro, mas foi o que teve que ser feito.
A CBF parou, desistiu. Tiveram que fazer uma liga completamente nova. Os Campeonatos Brasileiros nos anos 80 tinham entre 40 e 90 participantes. É óbvio que não daria pra chamar todo mundo. Pra viabilizar a Copa União, tiveram que botar só os times grandes. Era isso ou nada. Se você é obrigado a criar uma liga com tamanho limitado do nada, vai ter que botar só os times grandes. Era isso ou não teria campeonato nenhum. Ainda foram convidados Santa Cruz, Goiás e Coritiba. Poderiam ter convidado mais gente? Claro, mas tinha que parar em algum lugar, ou então estaríamos discutindo hoje a polêmica do Módulo Verde de 15 mil times contra Módulo Amarelo que tinha o time do meu prédio.


Mas como poderia ser segunda divisão se tinha o Guarani que tinha sido vice em 86? Eu já expliquei que não era segunda divisão. Além disso tem uma coisa importante que muita gente não sabe sobre os campeonatos até 86: não existia rebaixamento. De 71 a 86 nenhum time foi rebaixado no Campeonato Brasileiro. O que classificava o time pro Brasileiro era o desempenho nos estaduais. Dizer que um time que tinha sido vice do Brasileiro estaria garantido no próximo era, até 86, tão estranho quanto dizer que o vice da Copa do Brasil de um ano está garantido na Copa do Brasil do próximo ano. Ou que o vice da Copa do Mundo está garantido na próxima. Ou que o vice da Sul-Americana está garantido na próxima. Ou que o vice do Mundial está garantido no próximo. Ou que o vice da Libertadores está garantido na próxima. E acho até que tem mais exemplos. Claro que na prática isso não acontecia porque os campeonatos eram inchados pra caralho, então o vice sempre se classificava, mas essa mentalidade que temos hoje de rebaixamento no Brasileiro não existia até 86.

Digo até 86 porque em 86 passou a ter rebaixamento. Então tudo que eu disse não vale porra nenhuma? Só pra quem não prestou atenção e é burro pra caralho, porque eu já falei que era outro campeonato, organizado por outra entidade, que não tinha a mínima obrigação de obedecer às regras do campeonato anterior. A CBF desistiu de fazer o cameponato exatamente porque seria inviável fazer um campeonato seguindo aquele modelo. O "rebaixamento" nunca aconteceu, do mesmo jeito que não ser rebaixado não adiantou porra nenhuma, já que não teve o próximo campeonato.
Disse que até 87 não teve rebaixamento pra mostrar o quanto esse negócio do Guarani é absurdo só pra quem vê com a mentalidade de hoje. Na época não era nada de mais, nunca tinha tido um time rebaixado no Brasileiro, nunca um time tinha comemorado a vaga no campeonato com base na posição do ano anterior.

Mesmo quem não conseguiu entender o que eu falei e ainda acha que o Guarani tinha o direito de disputar a primeira divisão tem que lidar com mais um problema aí. O Sport foi rebaixado em 86. Se fosse pra seguir o regulamento da CBF (que ninguém seguiu porque ela não fez o campeonato) o Sport teria que estar na segunda divisão. Ou seja, se o Sport estivesse na primeira divisão, seguindo esse mesmo raciocínio, seria sacanagem com a Ponte Preta, que por direito deveria estar na primeira divisão também, já que nem caiu em 86. Ou seja, o Módulo Azul teria que entrar no cruzamento também. E nem pára por aí, seguindo esse raciocínio daria pra incluir o Módulo Branco na disputa, mas eu não tenho saco de pesquisar por quê.
O que eu quero dizer com isso? Que mesmo que você ache que o que aconteceu foi só uma virada de mesa absurda (mesmo eu já tendo explicado que não foi), isso não é justificativa pra incluir os módulos na primeira divisão. Não é porque tal time ficou de fora que o campeonato que ele jogar vai passar a ser a primeira divisão.







2) "O Flamengo se recusou a jogar a final"


Essa todo mundo que tem ódio do Flamengo no coraçãozinho fala. Só que eles repetem o que ouviram do vizinho, que também tem ódio do Flamengo no coraçãozinho. Deveriam ler meus tópicos, mas não querem então foda-se.

Pra começar o Flamengo não se recusou a jogar a final. O Flamengo jogou a final e ganhou do Inter.
O Flamengo se recusou a jogar o cruzamento, o que é bem diferente.

Era óbvio. O C13 faz um campeonato quando a CBF diz que não conseguiria, e no meio do caminho a CBF resolve que o campeão teria que jogar contra os times que ficaram de fora. Não faz sentido nenhum. Desde o começo do campeonato estava determinado que o campeão seria o campeão brasileiro, e foi exatamente isso que aconteceu.


Muita gente já deve ter ouvido aquela história do Eurico Miranda ter aceitado o cruzamento em nome do Clube dos 13. Se ele tinha ou não autoridade pra isso eu nem sei. O que é fato é que o C13 negou imediatamente o cruzamento logo depois disso. Se você me diz que meu time não é campeão porque um dia o Eurico Miranda aceitou o cruzamento sem autorização do C13 acho que nem vale a pena discutir.
De qualquer maneira, mesmo se fosse esse o motivo pro Flamengo não ser campeão, se a CBF pode mudar de idéia por que o C13 não pode? Ele "aceitou" o cruzamento e logo no dia seguinte já disse que não aceitava mais. E aí?
E o documento assinado pelo presidente do Sport que diz que o Flamengo é campeão? Pra mim é uma merda que não vale nada, porque não é o presidente do Sport quem escolhe quem é ou não é campeão brasileiro, mas, se a palavra do Eurico Miranda serve pra tirar o título do Flamengo, com certeza a do presidente do Sport serve pra devolver. Aí fica complicado. Melhor não apelar pra esse tipo de mimimi. Não é nem o Eurico Miranda nem o presidente do Sport quem decide essa porra, isso é decidido em campo.


Claro que a galera do ódio no coraçãozinho prefere achar que o Flamengo chegou na final de verdade, olhou pro poderoso Sport e desistiu, mas qualquer um que conheça a história entende perfeitamente o que houve. Desde o começo não era pra ter cruzamento e por isso mesmo não teve.

Aliás, isso foi uma decisão de todo o C13, não só do Flamengo. Se você torce pra time grande, pode ter certeza que seu time não teria jogado o cruzamento se tivesse sido campeão em 87. Ou não, mas aí é uma questão de ética...

Lembrem que o cruzamento valia a vaga na Libertadores. Seria praticamente só lucro pro Flamengo jogar aquela porra. Campeão ele já era. Se perdesse, não perderia o título que já tinha ganho e continuaria sem ser reconhecido pela CBF (no máximo ficaria mal com o C13 e com a ética, mas em compensação teria chupado o saco da CBF, que é quem tinha o poder). Se ganhasse do Guarani já estaria na Libertadores. Se ganhasse a final, teria me poupado de escrever essa merda toda. O Flamengo poderia muito bem ter se aproveitado da situação e traído todos os times que ficaram pra trás na Copa União, ficando do lado da CBF pra tentar ganhar uma vaga na Libertadores. Só tinha a ganhar se traísse todo mundo, mas não o fez. E disso eu tenho muito orgulho como flamenguista.

Outros que devem ter orgulho, se conhecem a história do próprio time, são os colorados. Se o Flamengo tinha pouco a perder o Inter então não tinha praticamente nada. Se jogasse o cruzamento poderia, se vencesse o Sport, ganhar uma vaga na Libertadores. Se ganhasse o cruzamento, poderia até fingir que não tinha porra nenhuma a ver com o C13 e fazer uma camisa de "Tetra Único" e mais uma porrada de coisa anti-ética (em 87 o Inter era tri e o Flamengo foi o primeiro tetra). Mas claro que o Inter nem pensou em jogar a própria palavra no lixo e fazer uma merda dessas.





3) "A justiça determinou que o Sport foi o campeão"


Esse é o argumento preferido dos sportenses e de quem não quer se comprometer. Com a justiça realmente não dá pra discutir, só dá pra achar meio triste que um time seja campeão na canetada desse jeito.

O Flamengo jogou melhor dentro de campo, mas não foi o campeão porque o departamento jurídico do Sport foi melhor... se isso serve de argumento pra você, só dá pra lamentar.

Agora, é interessante dizer que na esfera esportiva o Flamengo foi considerado campeão pelo CND. O Sport "ganhou" seu título na justiça comum, em um processo para o qual o Flamengo cagou http://www.butecodoflamengo.com/2010/06/o-processo-judicial-da-taca-das.html (eu sei que é um link de um site do Flamengo, mas não é a opinião que eu quero destacar, e sim os fatos do texto).
O "problema" é que a FIFA proíbe os clubes de recorrerem à justiça comum. Geralmente os que fazem isso são punidos (nem sei como, mas acho que é de rebaixamento pra baixo).
Ou seja, tribunal por tribunal, está empatado, sendo que o Flamengo ganhou no "certo". Não que faça diferença ganhar ou perder no tapetão.

Se um time ganhou o título dentro de campo tanto faz o que um tribunal, a CBF e a FIFA dizem ou deixam de dizer. Defender um título baseado numa merda dessas é coisa de idiota que não entende nada de futebol. Sempre falei isso e não é agora que a CBF passou a reconhecer o título do Flamengo que mudei de idéia.







4) "O Sport jogou a Libertadores"


Acho que esse é disparado o mais retardado. Juro que demorei pra perceber que nego tava falando sério.

Como funciona essa porra? É que nem naquele desenho que o moleque que for o Rei Arthur de verdade vai conseguir tirar a espada da pedra? Só o verdadeiro campeão brasileiro consegue jogar a Libertadores?

Nem achei que precisasse explicar que a CBF é quem determina quem vai pra Libertadores. É uma questão política. Talvez não tenham percebido até agora, mas essa é a história de uma briga entre a CBF e o Clube dos 13. A CBF manda quem ela quiser pra Libertadores, e com certeza não iria mandar quem estava brigando com ela. Era, aliás, praticamente a única arma que a CBF tinha pra fazer valer o seu campeonato como o "de verdade".





-------------------------------------------------




Pra acabar essa porra de post gigante, acho bom falar sobre dois times dessa história, o Sport e o São Paulo.






O Sport, no meu ponto de vista, não teve culpa nenhuma na história. Na época não fez nada de errado. A CBF falou que ele seria campeão brasileiro se ganhasse do Guarani e ele foi lá e ganhou. Nenhum time faria diferente.

O que me incomoda é o que o Sport passou a fazer depois disso. Já viram um sportense falar de 87? O que ele fala? Do time do Sport? Não. Dos jogos do Sport? Também não. Todo sportense que fala de 87 só sabe falar mal do Flamengo. É aquele mimimi de sempre dizendo que o Flamengo não é campeão, cheio de revolta com o Eixo do Mal e tudo que não for de Pernambuco, porque o Eixo do Mal só pensa em destruir Pernambuco e só não conseguiu ainda graças aos sportenses revoltados que ficam xingando pra se defender.

E por que eles só falam mal do Flamengo? Por que criam esse bairrismo e coitadismo como se fossem eles contra todos?

Porque a única coisa que impede o título do Sport de ser rejeitado por todo mundo é o ódio que muita gente tem do Flamengo. O melhor jeito de explicar como é que um time que venceu um torneio de nível de série B e depois foi justamente ignorado pelos grandes foi o campeão brasileiro é apelar pra raivinha que nego tem do Flamengo.

O Sport só "ganha" essa discussão se ele estiver contra o Flamengo. Não existe outro jeito de os outros torcedores considerarem o feito do Sport equivalente ao que os campeões brasileiros de verdade fizeram em outro anos.

Muita gente ficou puta com a unificação dos títulos de antes de 71, mas não tem um deles que tenha sido mais difícil de explicar que o do Sport, que estava simplesmente no lugar certo na hora certa. Em todos os outros anos os times que fizeram o equivalente ao que o Sport fez foram, no máximo, campeões da segunda divisão.
Essa é a grande glória do Sport? Um título da segunda divisão na hora certa? O "Campeonato Brasileiro" mais fácil da história?
Porra... a final do Módulo Amarelo acabou com disputa de pênaltis empatada (11 a 11)... o primeiro jogo da "final" do Brasileiro "deles" teve 4 mil pagantes...

Não culpo o Sport por correr atrás do seu título. Só fico puto porque a estratégia deles pra isso é falar mal do Flamengo. Por que vocês acham que os sportenses ficaram putos com o reconhecimento da CBF? Por que acham que o presidente do Sport quer entrar na justiça pra impedir isso? Não muda nada pra eles, eles continuam "campeões". O problema é que pra eles serem reconhecidos como campeões o Flamengo tem que não ser. A partir do momento em que o Flamengo também é campeão acaba o maior argumento que eles têm.

E é engraçado ver como essa estratégia funciona. Nunca vi ninguém questionar o título do Sport. Que cagada que o Sport deu de o Flamengo ter ganho a Copa União. Se o Inter tivesse ganho, eles só seriam "campeões" em Pernambuco e no Rio Grande do Sul (graças aos gremistas). Se o América, que ninguém odeia, tivesse sido campeão, ninguém nunca concordaria com eles.







O São Paulo, nessa história, foi o grande filho da puta.

Qualquer clube que tenha participado do C13 em 87 já tinha o dever de manter sua posição, é uma questão de ética. Só que o São Paulo não era qualquer clube no C13. Era o líder, o fundador, o clube que deu a idéia dessa porra toda. O presidente do São Paulo em 87 era o presidente do Clube dos 13. O presidente do São Paulo hoje já estava lá. O diretor jurídico também.

Não é nem como se o São Paulo tivesse sido arrastado nessa porra pelos outros e acabasse aceitando a vontade da maioria... todos os outros clubes é que estavam seguindo o São Paulo nessa história.

Jogar sua palavra fora simplesmente porque agora não interessa mais dizer que o Flamengo foi campeão em 87 chega a ser sujo até mesmo no futebol brasileiro, onde só tem cartola filho da puta em todo canto. O São Paulo concordava com o Flamengo até ser penta. Dali pra frente mudou de idéia. Não é nem só a palavra que ignoraram, até documento assinado não valeu mais nada. Ser ético já não era bom pro marketing do clube.

E pior que tem idiota que concorda com isso... jogar a palavra no lixo pra vender camiseta. Esse é o SPFC.
Ir para o topo Ir para baixo
Shifty
Kidiaba
Shifty


Mensagens : 746
Data de inscrição : 08/06/2010
Idade : 35
Localização : Porto Alegre


Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o Campeonato Brasileiro de 87   Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 EmptyQua Fev 23, 2011 12:34 am

Master of the obvious.
Ir para o topo Ir para baixo
https://cartolas.forumeiros.com
Figulo
Moderador
Moderador



Mensagens : 546
Data de inscrição : 16/12/2010

Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o Campeonato Brasileiro de 87   Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 EmptyQua Fev 23, 2011 12:34 am

Sim Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Morgoth
Galvão Bueno
Galvão Bueno
Morgoth


Mensagens : 772
Data de inscrição : 16/12/2010

Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o Campeonato Brasileiro de 87   Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 EmptyQua Fev 23, 2011 12:35 am

Postando só pra ressaltar as verdades abaixo:



"O Sport jogou a Libertadores"

Acho que esse é disparado o mais retardado.[2]

O São Paulo, nessa história, foi o grande filho da puta. [2]
Ir para o topo Ir para baixo
Ghim
Craque Neto
Craque Neto
Ghim


Mensagens : 1061
Data de inscrição : 16/12/2010
Idade : 35

Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o Campeonato Brasileiro de 87   Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 EmptyQua Fev 23, 2011 9:07 am

Na real, eu acho q tá tudo errado mesmo. mas nao tem volta, mesmo


primeiro que se a CBF pode mandar e desmandar tudo, reconhece o titulo q quiser e anula o que quiser, entao deveria poder mudar a regra do campeonato no meio.

na verdade nao deveria fazer nada disso, mas é assim q é, infelizmente.

o q nos leva à segunda coisa, q é o fato da copa ter sido feita pelo clube dos 13. beleza, isso torna o clube campeão da Copa União que, como o Figulo repetiu muitas vezes, "é outro campeonato". o campeonato nacional da CBF incluía os outros clubes, o Flamengo ganhou o campeonato do Clube dos 13, q é outra coisa diferente, apesar de fazer parte do nacional da CBF.

agora, A CBF reconheceu uns torneios totalmente ridículos do santos e do palmeiras como campeonatos nacionais. sendo assim, o reconhecimento do título de 87 do flamengo faz mais justiça q esses outros. porém, nenhum deles deveria realmente ter acontecido
Ir para o topo Ir para baixo
lfdomingos
Galvão Bueno
Galvão Bueno
lfdomingos


Mensagens : 997
Data de inscrição : 09/06/2010

Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o Campeonato Brasileiro de 87   Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 EmptyQua Fev 23, 2011 9:31 am

No fim da história, uma taça feia bagaraio, uma organização que teoricamente serviria para organizar o campeonato, mas serve apenas pra pedir dinheiro pra TV, um clube dissidente disso (concorde ou não pelo motivo pelo qual ele esta querendo sair) podem provocar uma mudança brusca na forma como os campeonatos no Brasil ocorrem até hoje
Ir para o topo Ir para baixo
MPilha
Galvão Bueno
Galvão Bueno
MPilha


Mensagens : 572
Data de inscrição : 16/12/2010
Idade : 42
Localização : Portão, RS


Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o Campeonato Brasileiro de 87   Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 EmptyQua Fev 23, 2011 10:25 am

Esse é o futebol nacional...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ideia-digital.com
Raddy
Edmundo
Edmundo
Raddy


Mensagens : 486
Data de inscrição : 15/12/2010
Idade : 33
Localização : Limeira/SP


Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o Campeonato Brasileiro de 87   Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 EmptyQua Fev 23, 2011 11:05 am

Porra, fosse pra ler a Bíblia eu ia pra Igreja. Laughing


Mas passei pra dizer que o JJ merece morrer, ok
Ir para o topo Ir para baixo
http://twitter.com/fsenci
O Phoenix
Edmundo
Edmundo
O Phoenix


Mensagens : 419
Data de inscrição : 16/12/2010

Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o Campeonato Brasileiro de 87   Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 EmptyQua Fev 23, 2011 1:03 pm

Gostei do post, embora não tenha lido tudo... rsrs..

Engraçado é vocês chamando quem torce pro Sport de Sportense... ou sportino... hahahahahaha

Aqui a gente se chama de rubro-negro, e só. Mas eu entendi que causaria um confusão se chamasse assim.
Ir para o topo Ir para baixo
Ghim
Craque Neto
Craque Neto
Ghim


Mensagens : 1061
Data de inscrição : 16/12/2010
Idade : 35

Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o Campeonato Brasileiro de 87   Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 EmptyQua Fev 23, 2011 1:35 pm

O Phoenix escreveu:
Gostei do post, embora não tenha lido tudo... rsrs..

Engraçado é vocês chamando quem torce pro Sport de Sportense... ou sportino... hahahahahaha

Aqui a gente se chama de rubro-negro, e só. Mas eu entendi que causaria um confusão se chamasse assim.

convenhamos q esse ser o único gentílico é mto pouco inteligente... devia ter um "sportense" ou algo do tipo
Ir para o topo Ir para baixo
Zico_10
Galvão Bueno
Galvão Bueno
Zico_10


Mensagens : 575
Data de inscrição : 19/12/2010

Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o Campeonato Brasileiro de 87   Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 EmptyQua Fev 23, 2011 2:10 pm

O pior é que tem uma grande galera que fica falando mal do Flamengo e do titulo de 87 e que não sabe 1/100000 do que tem no post do Figulo... Pergunta se eles vão vim aqui ver isso? Não vão...
Ir para o topo Ir para baixo
O Phoenix
Edmundo
Edmundo
O Phoenix


Mensagens : 419
Data de inscrição : 16/12/2010

Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o Campeonato Brasileiro de 87   Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 EmptyQua Fev 23, 2011 3:42 pm

Ghim escreveu:
O Phoenix escreveu:
Gostei do post, embora não tenha lido tudo... rsrs..

Engraçado é vocês chamando quem torce pro Sport de Sportense... ou sportino... hahahahahaha

Aqui a gente se chama de rubro-negro, e só. Mas eu entendi que causaria um confusão se chamasse assim.

convenhamos q esse ser o único gentílico é mto pouco inteligente... devia ter um "sportense" ou algo do tipo

Por quê? Aqui não temos a mínima necessidade de outro gentílico, quando se fala rubro-negro, sabe-se que é torcedor do Sport.
Pouco inteligente é começarmos a nos chamarmos de Sportenses porque existem outros times rubro-negros... quando na prática não há necessidade alguma.
Ir para o topo Ir para baixo
~L~
Tuta
~L~


Mensagens : 1145
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 31
Localização : Laranjeiras - RJ


Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o Campeonato Brasileiro de 87   Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 EmptyQua Fev 23, 2011 3:59 pm

Parei no "Flamengo jogou melhor"

O FLAMENGO NEM JOGOU.
Ir para o topo Ir para baixo
Passo's
Edmundo
Edmundo
Passo's


Mensagens : 409
Data de inscrição : 24/12/2010

Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o Campeonato Brasileiro de 87   Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 EmptyQua Fev 23, 2011 5:25 pm

Continuam falando de 87



Acho que o flamengo era mais campeão de 87 antes do que agora que precisou se vender para globo para reconhecer o título
Ir para o topo Ir para baixo
tzcabaga
Craque Neto
Craque Neto
tzcabaga


Mensagens : 1245
Data de inscrição : 16/12/2010

Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o Campeonato Brasileiro de 87   Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 EmptyQua Fev 23, 2011 9:44 pm

Concordo com Passos, ironia do destino


Tópico bem elucidativo:
Módulo Amarelo não era série B, as regras mudaram com o Flamengo concordando(afinal, money) e o Sport ainda foi pra libertadores.
Flamengo, por prepotência, não quis jogar contra o time "pequeno do nordeste".
Ir para o topo Ir para baixo
~L~
Tuta
~L~


Mensagens : 1145
Data de inscrição : 09/06/2010
Idade : 31
Localização : Laranjeiras - RJ


Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o Campeonato Brasileiro de 87   Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 EmptyQui Fev 24, 2011 10:16 am

/\

O que não custava nada..
Ir para o topo Ir para baixo
The Joker, futebol arte.
Galvão Bueno
Galvão Bueno
The Joker, futebol arte.


Mensagens : 721
Data de inscrição : 15/12/2010
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP


Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o Campeonato Brasileiro de 87   Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 EmptySex Fev 25, 2011 10:56 pm

Flamengo é campeão de 87. Quem discorda disso é Hater.
Eu era um dos que era haterzinho e considerava o Sport campeão sem saber de nada da história. Porra, se tu sabe o que realmente aconteceu, é escroto considerar o Sport campeão.
Ir para o topo Ir para baixo
http://aloneinsideyourhead.tumblr.com/
rodsm
Craque Neto
Craque Neto
rodsm


Mensagens : 1341
Data de inscrição : 17/12/2010
Idade : 31
Localização : じ ぎじんじぎじんじぎじん ソフォダ. ナカマチェスクラシュ. ナサラオヌクァートゥ ヌベクオヌカフ.. エウエウソ スィニ スツ ル. メリョキセウマリドゥ. イスクラシュセワミグ. ヌェスクロソウンペリグ. アヴァサラドー


Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o Campeonato Brasileiro de 87   Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 EmptySáb Fev 26, 2011 11:34 am

Os 2 são campeões.
Ir para o topo Ir para baixo
http://twitter.com/rodrigosmjp
Hocevar
Galvão Bueno
Galvão Bueno
Hocevar


Mensagens : 556
Data de inscrição : 16/12/2010

Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o Campeonato Brasileiro de 87   Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 EmptySáb Fev 26, 2011 2:14 pm

Ou os dois são campeões ou nenhum é campeão.
Ir para o topo Ir para baixo
Dálet
Casagrande
Casagrande
Dálet


Mensagens : 328
Data de inscrição : 18/12/2010
Localização : Belo Horizonte


Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o Campeonato Brasileiro de 87   Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 EmptySáb Fev 26, 2011 2:36 pm

Os dois são campeões, mas se for pra escolher só um, pra mim é o Flamengo.

Detesto o Flamengo, mas tenho que reconhecer que esses pontos citados abaixo são válidos:

Figulo escreveu:
Porque a única coisa que impede o título do Sport de ser rejeitado por todo mundo é o ódio que muita gente tem do Flamengo. O melhor jeito de explicar como é que um time que venceu um torneio de nível de série B e depois foi justamente ignorado pelos grandes foi o campeão brasileiro é apelar pra raivinha que nego tem do Flamengo.

O Sport só "ganha" essa discussão se ele estiver contra o Flamengo. Não existe outro jeito de os outros torcedores considerarem o feito do Sport equivalente ao que os campeões brasileiros de verdade fizeram em outro anos.

Figulo escreveu:
E é engraçado ver como essa estratégia funciona. Nunca vi ninguém questionar o título do Sport. Que cagada que o Sport deu de o Flamengo ter ganho a Copa União. Se o Inter tivesse ganho, eles só seriam "campeões" em Pernambuco e no Rio Grande do Sul (graças aos gremistas). Se o América, que ninguém odeia, tivesse sido campeão, ninguém nunca concordaria com eles.

Só não diria que o Sport só ganha essa discussão se for contra o Flamengo... pois tem mais clubes por aí com grande rejeição que, se estivessem no lugar no Flamengo, deixariam a situação idêntica.





Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o Campeonato Brasileiro de 87   Sobre o Campeonato Brasileiro de 87 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Sobre o Campeonato Brasileiro de 87
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Campeonato brasileiro sub20
» Campeonato Mineiro
» Campeonato Gaúcho 2011
» Boteco do Brasileiro 2011
» vitoria campeão brasileiro

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Truculência :: Truculência :: Futebol-
Ir para: