| | Ontem foi aniversario do maior zagueiro de todos os tempos | |
|
| Autor | Mensagem |
|---|
lfdomingos Galvão Bueno

| Assunto: Ontem foi aniversario do maior zagueiro de todos os tempos Sex Fev 18, 2011 9:16 am | |
| Ídolo brasileiro, Gamarra faz 40 anos, fala da vida como dirigente e aposta em Arce como técnico do Paraguai por Antônio Strini, da redação do ESPN.com.br
Na última quinta-feira, dia 17, Carlos Alberto Gamarra Pavón completou 40 anos. Um dos grandes zagueiros da história do futebol, o paraguaio teve muito de sua carreira baseada em clubes brasileiros: Internacional, Corinthians, Flamengo e Palmeiras. Além disso, conseguiu levar a seleção de seu país a três Copas do Mundo consecutivas (1998, 2002 e 2006).
Atualmente, 'El Colorado' é presidente do grupo que comanda o pequeno Rubio Ñú. Lá, ele trabalha diretamente com outros dois companheiros de seleção paraguaia: o ex-goleiro Rubén Ruiz Díaz, mandatário do clube, e o ex-lateral direito Francisco Arce, treinador que pode assumir o 'Albirroja'. Leia Mais
No dia de seu aniversário, Gamarra conversou por telefone, direto de Assunção, com a reportagem do ESPN.com.br. Com 15 amigos brasileiros que foram ao Paraguai para lhe dar os parabéns (entre eles o ex-atacante Jaci Luis Pichetti), o hoje dirigente contou sobre sua vida fora dos gramados, o orgulho da atual seleção paraguaia e as dificuldades do futebol em seu país.
Depois de se aposentar, você tornou-se dirigente. Como está se saindo nesta nova carreira?
É bom, é ótimo porque na hora que eu decidi deixar o futebol foi definitivo. Agora a gente tem um time em que sou presidente do gerenciamento. É o terceiro ano que jogamos na categoria principal, tem jogadores na seleção principal, tem meninos na sub-20, outros na sub-17 que vão disputar o Mundial na Colômbia.
E como é trabalhar com dois amigos, Rubén Ruiz e Arce?
Com o Rubén, é uma relação mais do que profissional, é como um irmão. O Arce está fazendo um ótimo trabalho. Ele está sendo cotado para assumir o lugar do (Gerardo) 'Tata' Martino (atual técnico do Paraguai, deve sair após a Copa América deste ano), acho que vai ser ele no lugar. O Cerro (Porteño) já pediu para ele ir para lá. Mas acho que já é hora de ele ir para um lugar maior. Arce tem todo o mérito. Somos um time pequeno, mas estamos sempre entre os quatro, cinco primeiros colocados no Paraguai. Somos o quarto no promédido geral.
Você é lembrado pelos brasileiros e tem identificação com os clubes. Como foi trabalhar aqui?
Para mim foi ótimo, agora que eu olho para trás vejo que meu trabalho foi bom, uma pessoa quer foi profissional, trabalhou sério e conseguiu muita coisa boa. Pelo menos a gente deixa uma boa lembrança.
Com qual dos clubes brasileiros você mais se identifica?
Meu melhor momento da carreira foi no Corinthians, sem dúvida, pelo que a gente ganhou. Mas tenho um carinho especial pelo Internacional, que praticamente me projetou mundialmente. Gosto de todos os times que joguei.
Você tem uma história muito grande com a seleção paraguaia, foi a três Copas e ainda ganhou a medalha de prata nos Jogos de Atenas (2004).
Eu comecei em 1991 na seleção paraguaia. Ganhamos o Sul-Americano aqui, fomos para a Olimpíada de Barcelona e então começou minha carreira na seleção. Joguei três Copas, consengui uma medalha de prata. Ter defendido minha seleção é a melhor coisa do mundo. Acho que a gente deixou bem preparado para os meninos que vieram depois.
A última seleção conseguiu ir até as quartas de final da Copa da África do Sul. Essa é uma geração melhor do que a sua?
A gente nunca chegou a esta fase, mas acho que agora tem que seguir com esse processo, nas eliminatórias. Os mais experientes tem que cuidar muito bem. Foi ótimo, porque a gente foi o principal torcedor dessa seleção. Eles vão ter uma oportunidade melhor nessa época, porque nunca tivemos um ataque tão bom na história.
Qual o próximo passo da atual seleção paraguaia?
Já tem a Copa América, e muitos dos nossos jogadores não estão jogando no time deles, como o (Roque) Santa Cruz, que se lesiona muito, Riveros (Sunderland) e Da Silva (Zaragoza).
Atualmente, o Paraguai tem poucos times bons, como Cerro Porteño e Libertad. O que falta para o futebol no país seguir os passos da seleção?
Tem duas coisas muito diferentes aqui: a seleção é uma coisa, e o campeonato é outra. O nível ainda é baixo, ainda falta melhorar muita coisa, o Paraguai tem que cuidar mais das categorias de base, os campos são ruins. A federação tem que cuidar disso. Quem mais apareceu na história foi o Olímpia (tri da Libertadores e uma vez campeão mundial), mas ele ficou quase 10 anos por baixo, e agora está voltando. |
|
 | |
lfdomingos Galvão Bueno

| Assunto: Re: Ontem foi aniversario do maior zagueiro de todos os tempos Sex Fev 18, 2011 9:21 am | |
|  Capitão, zagueirão, tudibão |
|
 | |
fefoo Noronha

Mensagens: 88 Data de inscrição: 16/12/2010 Localização: Tucuruvi - SP
 | Assunto: Re: Ontem foi aniversario do maior zagueiro de todos os tempos Sex Fev 18, 2011 9:43 am | |
| |
|
 | |
Ghim Craque Neto

| Assunto: Re: Ontem foi aniversario do maior zagueiro de todos os tempos Sex Fev 18, 2011 11:00 am | |
| |
|
 | |
Hocevar Galvão Bueno

| Assunto: Re: Ontem foi aniversario do maior zagueiro de todos os tempos Sex Fev 18, 2011 1:17 pm | |
| Parabéns Figueroa, mito “El área és mi casa y en mi casa sólo entra quien envito” |
|
 | |
Tear digdin digdin

Mensagens: 1552 Data de inscrição: 09/06/2010 Idade: 76 Localização: Rio Grande do Sul
 | Assunto: Re: Ontem foi aniversario do maior zagueiro de todos os tempos Sex Fev 18, 2011 1:20 pm | |
| não é o maior de todos os tempos, mas era um zagueiraço. admiro ele, e queria muito que tivesse jogado no Gremio. _________________  |
|
 | |
lfdomingos Galvão Bueno

| Assunto: Re: Ontem foi aniversario do maior zagueiro de todos os tempos Sex Fev 18, 2011 1:44 pm | |
| Esse cara parou Zidane por mais de 90 minutos e tava com o ombro deslocado e só perderam na prorrogação pq a França achou aquele gol, entra facil no top 10 de melhores zagueiros |
|
 | |
lfdomingos Galvão Bueno

| Assunto: Re: Ontem foi aniversario do maior zagueiro de todos os tempos Sex Fev 18, 2011 1:55 pm | |
| Alias aquele sistema defensivo do Paraguai era uma coisa absurda de bom
1 Chilavert • 2 Arce • 3 Rivarola • 4 Gamarra • 5 Ayala |
|
 | |
Tear digdin digdin

Mensagens: 1552 Data de inscrição: 09/06/2010 Idade: 76 Localização: Rio Grande do Sul
 | Assunto: Re: Ontem foi aniversario do maior zagueiro de todos os tempos Sex Fev 18, 2011 2:13 pm | |
| Rivarola e Gamarra, passa nada ô _________________  |
|
 | |
Raddy Edmundo

Mensagens: 486 Data de inscrição: 16/12/2010 Idade: 21 Localização: Limeira/SP
 | Assunto: Re: Ontem foi aniversario do maior zagueiro de todos os tempos Sex Fev 18, 2011 2:18 pm | |
| Zagueiraço mesmo.
E o Arce, esse jogava hein, pqp |
|
 | |
Ghim Craque Neto

| Assunto: Re: Ontem foi aniversario do maior zagueiro de todos os tempos Sex Fev 18, 2011 2:26 pm | |
| arce gamarra tb foi mítico bons tempos do paraguai... |
|
 | |
lfdomingos Galvão Bueno

| Assunto: Re: Ontem foi aniversario do maior zagueiro de todos os tempos Sex Fev 18, 2011 3:19 pm | |
| Arce jogo no Palmeiras, unico erro da carreira
Era um baita lateral e deve ser o futuro tecnico Paraguaio |
|
 | |
~L~ Tuta

Mensagens: 1145 Data de inscrição: 09/06/2010 Idade: 19 Localização: Laranjeiras - RJ
 | Assunto: Re: Ontem foi aniversario do maior zagueiro de todos os tempos Sex Fev 18, 2011 3:28 pm | |
| Craque de bola, mas longe do melhor de todos os tempos  |
|
 | |
lfdomingos Galvão Bueno

| Assunto: Re: Ontem foi aniversario do maior zagueiro de todos os tempos Sex Fev 18, 2011 4:15 pm | |
| Top 10 ele entra, foi tranquilamente um dos melhores zagueiros em atividade no futebol Brasileiro na década de 90 |
|
 | |
ty_hot Edmundo

| Assunto: Re: Ontem foi aniversario do maior zagueiro de todos os tempos Sex Fev 18, 2011 4:26 pm | |
| |
|
 | |
dijuan Moderador

Mensagens: 182 Data de inscrição: 17/12/2010 Idade: 28 Localização: Elas falam de mais. Mas têm o que a gente quer. E elas torram a nossa grana. Mas têm o que a gente quer. E elas sabem ser chatas quando querem. Mas têm o que a gente quer. A gente faz papel de besta. Mas elas têm o que a gente quer. E a gente cai na lama e come grama. porque elas têm o que a gente quer. Elas fazem com a gente o que elas querem porque elas têm o que a gente quer. E o que é que a gente quer? A gente quer fuder. E o que é que a gente quer? A gente quer. BU-CE-TA . Buceta! A gente briga na rua porque elas têm o que a gente quer. E a gente larga a bebida porque elas têm o que a gente quer. Até mesmo a boemia a gente deixa porque elas têm o que a gente quer. E pode até ser gordinha mas tem o que a gente quer. Banguela, fedida, fudida mas tem o que a gente quer. BUCETA
 | Assunto: Re: Ontem foi aniversario do maior zagueiro de todos os tempos Dom Fev 20, 2011 12:40 am | |
| Reparem na entrevista que ele é Colorado.
É dificil um jogador jogar aqui e não se indentificar com o clube. Ao contrário do coirmão, onde os jogadores saem daqui nem querendo mais ver o clube.
Nunca me esqueço do Soares, que saiu do greminho e quando chegou no Cruzeiro disse que estava realizando seu sonho de jogar em um time grande. |
|
 | |
Morgoth Galvão Bueno

| Assunto: Re: Ontem foi aniversario do maior zagueiro de todos os tempos Dom Fev 20, 2011 1:48 am | |
| | dijuan escreveu: | | Nunca me esqueço do Soares, que saiu do greminho e quando chegou no Cruzeiro disse que estava realizando seu sonho de jogar em um time grande. |
Poisé, eu lembro do Nilmar falando isso quando tava no Corinthians. Isso sem falar do Nelsinho Baptista, quando foi também pro Corinthians na década de 90. Ah, e do Pelé numa entrevista na véspera da final da Libertadores do ano passado. |
|
 | |
Ghim Craque Neto

| Assunto: Re: Ontem foi aniversario do maior zagueiro de todos os tempos Dom Fev 20, 2011 1:59 am | |
| Detalhe:
SOARES
nem vale a pena começar a discussão |
|
 | |
tzcabaga Craque Neto

| Assunto: Re: Ontem foi aniversario do maior zagueiro de todos os tempos Dom Fev 20, 2011 2:09 am | |
| Gamarra saiu do Inter alegando a falta de um time grande em seu curriculo |
|
 | |
Ocelot Noronha

| Assunto: Re: Ontem foi aniversario do maior zagueiro de todos os tempos Dom Fev 20, 2011 4:55 am | |
| | Morgoth escreveu: | | dijuan escreveu: | | Nunca me esqueço do Soares, que saiu do greminho e quando chegou no Cruzeiro disse que estava realizando seu sonho de jogar em um time grande. |
Poisé, eu lembro do Nilmar falando isso quando tava no Corinthians. Isso sem falar do Nelsinho Baptista, quando foi também pro Corinthians na década de 90. Ah, e do Pelé numa entrevista na véspera da final da Libertadores do ano passado. |
Sim, Nilmar fdp. Mas no primeiro gol de bicicleta dele passei a relevar essa besteira aí.
Pelé falando todo mundo já sabe no que dá. Mas o que foi isso que ele disse? Não lembro/escutei. |
|
 | |
Morgoth Galvão Bueno

| Assunto: Re: Ontem foi aniversario do maior zagueiro de todos os tempos Dom Fev 20, 2011 11:57 am | |
| | Ocelot escreveu: | Sim, Nilmar fdp. Mas no primeiro gol de bicicleta dele passei a relevar essa besteira aí.
Pelé falando todo mundo já sabe no que dá. Mas o que foi isso que ele disse? Não lembro/escutei. |
Pelé disse antes da final que o Grêmio sempre tinha sido maior do que o Inter. |
|
 | |
The Joker, futebol arte. Galvão Bueno

Mensagens: 721 Data de inscrição: 16/12/2010 Idade: 17 Localização: São Paulo, SP
 | Assunto: Re: Ontem foi aniversario do maior zagueiro de todos os tempos Seg Fev 21, 2011 2:49 pm | |
| Maior de todos os tempos, sem mais. |
|
 | |
Ocelot Noronha

| Assunto: Re: Ontem foi aniversario do maior zagueiro de todos os tempos Ter Fev 22, 2011 7:14 pm | |
| | Morgoth escreveu: | | Ocelot escreveu: | Sim, Nilmar fdp. Mas no primeiro gol de bicicleta dele passei a relevar essa besteira aí.
Pelé disse antes da final que o Grêmio sempre tinha sido maior do que o Inter. |
Meu deus, mais uma pérola do Pelé. |
|
 | |
| | Ontem foi aniversario do maior zagueiro de todos os tempos | |
|